Pesquisa sobre “Revisão por Pares”

Estou escrevendo sobre o processo de revisão por pares usado pelos acadêmicos e decidi fazer uma pesquisa para descobrir o que os falantes da língua portuguesa acham desse processo. Preparei um formulário, ele está disponível aqui.

Adicionalmente, como parte da minha pesquisa, estou lendo “PEER REVIEW AND THE ACCEPTANCE OF NEW SCIENTIFIC IDEAS”, uma publicação britânica produzida por um time interessado em: descobrir como o público geral é afetado pelo processo de revisão dos pares, instruir sobre o processo e sobre sua razão de existir, avaliar o uso da revisão por pares como fator indicador de credibilidade e avaliar os efeitos de publicar sem submeter o trabalho à revisão.

O livro se dispõe a explicar o que é esse processo de revisão para uma audiência não acadêmica. O livro também traz total informação sobre quem participou de sua produção e deixa transparecer que muitos materiais e fontes vivas foram usados, ele traz também referências bibliográficas para quase todos os temas abordados.

O assunto é tratado de forma muito direta em cada um dos seus pontos. Questões e preocupações comuns são respondidas com seções dedicadas: “Fraudes ocorrem? E abuso de privilégio de informação? Como os editores das revistas atuam?” são questões respondidas na segunda parte do livro. Alguns parágrafos são a síntese a qual o grupo de escritores chegou após suas investigações e debates, levando em consideração eventos reais nos quais os críticos à revisão por pares delinearam suas opiniões e levando em consideração eventos no qual os governos dos EUA e da Inglaterra demostraram seus posicionamentos com relação ao tema.

Na última parte, os autores fazem recomendações tendo como base a ideia de que uma explicação mais vigoroso e difundida da revisão dos pares é um meio de eliminar preconceitos e reservas mantidos contra a comunidade científica. A interação entre órgãos de disseminação de informação e pesquisadores é investigada, nisso eles descobrem como essa interação pode ter resultados desanimadores tanto para o público quanto para o cientista e propõe que seja feito um trabalho de acompanhamento para evitar que um mal entendimento das pesquisas por parte do público cause danos concretos e tenha mais repercussão que o merecido.

O assunto é muito interessante para os leitores de jornais que acompanham o caderno de ciências e também é de total interesse ao pesquisador novato que acaba de começar seu trabalho dentro do seu ambiente acadêmico. A publicação, em inglês, pode ser obtida sem custos no sítio http://www.senseaboutscience.org em formato digital.


Licenças e Créditos

Imagem destacada publicada por Cecilia Gudín e dedicada ao domínio público.

CC0 1.0 To the extent possible under law, Anderson N. Nunes has waived all copyright and related or neighboring rights to Pesquisa sobre “Revisão por Pares”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *