10 Perguntas para Quando Estiveres Selecionando uma Vaga em Produção de Programas de Computador

Apesar do que qualquer recrutador te diga, tu sozinho és responsável pela tua carreira. Isso implica em aprendizagem constante e trabalho em um time que usa práticas adequadas para o desenvolvimento de programas.

Essas práticas ajudarão a garantir que teu tempo seja gasto divertindo-se ao construir novas coisas ao invés das Coisas Muito Ruins que acontecem quando essas práticas não são usadas (confie em mim quanto a isso). Não importa se tu estás buscando teu primeiro trabalho na área de Tecnologia da Informação ou se tu és um engenheiro chefe, é tua a responsabilidade de verificar a qualidade do teu empregador durante o processo de entrevista. Se estas práticas não já estão sendo usadas, teu empregador deveria estar aberto a usa-las.

1. Tu usas controle de fonte? De que tipo? Quais são os teus requerimentos para que código seja admitido (testes de unidade, revisão por pares, etc)? Recuse-se a trabalhar para qualquer um que se recuse a fazer isso.

2. Tu usas um sistema gerenciador de processos/tarefas/problemas para monitorar todo o trabalho? Como tu monitoras progressos e gerencia mudanças? A tua ferramenta de gerenciamento de processos está integrada à ferramenta de gerenciamento de código fonte?

3. Tu usas as melhoras ferramentas que se pode comprar com dinheiro? Por exemplo: MSDN ou Contas de Desenvolvedor da Apple, dois monitores, máquinas de trabalho poderosas (SSD, 16GB RAM, i5+) e ferramentas como ReSharper, RedGate, etc. Não trabalhe para chefes que não valorizam teu tempo.

4. Tens um time/papel dedicado para controle de qualidade? Eles estão involvidos no processo de gerenciamento de requerimentos/publicação? Desenvolvedores são terríveis como testadores – assegure-se que o teu time tem um processo formal de testes.

5. Os programadores têm um ambiente de trabalho quieto e salas para reuniões? Mostre-me as.

6. Tu coletas comentários de retro-alimentação dos clientes durante o processo de desenvolvimento?

7. Tu tens um servidor de integração contínua? As tuas tarefas de construção incluem testes de unidade/integração automaticamente? Tens um ambiente de controle de qualidade/aceitação pelo usuário?

8. Tu crias documentos de especificação/requerimentos? Tu o fazes antes, durante ou depois de escrever o programa? Depende de se tu usas um processo rápido/Scrum ou outro, mas deveria haver algum tipo de requerimento por escrito para todo trabalho.

9. Tu fazes uma reunião diária ou regularmente em outra frequência? Nem todo time pode usar metodologia ao estilo Scrum, mas todo time deveria ter reuniões regulares sobre o estado do projeto. Elas deveriam ser diárias para times trabalhando no mesmo prédio e não menos que semanais em outros casos.

10. Tu usas arcabouços modernos? Nem todo time precisa usar ferramentas/linguagens/etc de última geração. Apesar disso, ferramentas com foco em aumentar a produtividade durante o desenvolvimento de programas e arcabouços de desenvolvimento são constantemente melhorados, de modo que um conjunto de ferramentas desatualizado (Visual Studio 2005, VB.Net, Android IDE in Eclipse, PHP 5.3, etc) é um mal sinal.


Licenças e Créditos
Texto originalmente escrito em inglês por David L. Veksler [1], licenciado sob os termos de “Creative Commons Attribution 4.0 International”. Traduzido por Anderson Nascimento Nunes.

Imagem destacada publicada for Foundation for Economic Education e licenciada sob os termos de “Creative Commons Attribution 4.0 International”.

Referências
[1] “Ten Questions You Must Ask When Applying for a Software Job | David L. Veksler.” 2016. Accessed September 14. https://fee.org/articles/ten-questions-you-must-ask-when-applying-for-a-software-job/.

CC0 1.0 To the extent possible under law, Anderson N. Nunes has waived all copyright and related or neighboring rights to 10 Perguntas para Quando Estiveres Selecionando uma Vaga em Produção de Programas de Computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *